Comunicação
Educação
Direitos Humanos

Quem foi Henfil?

Henfil, cartunista, foi um importante militante contra a ditadura militar no Brasil.

O artista teve toda sua produção feita durante o regime militar e, por isso, a maior parte de suas obras reflete a luta pela democratização do país, pela anistia aos presos políticos e pelas eleições Diretas Já.

Ele foi responsável pela renovação das ilustrações humorísticas brasileiras, criando personagens típicos que se consagraram com os anos, como a Graúna, os Fradinhos e o Capitão Zeferino.

A Graúna era um simpático passarinho que trazia, em seus balões de fala, valores críticos.

Henfil cresceu na periferia de Belo Horizonte, onde trabalhou como embalador de queijos e jornalista, até especializar-se em quadrinhos na década de 1960. Como ilustrador, chegou a trabalhar nas revistas Realidade, Visão, Placar, O Cruzeiro, e O Pasquim.

Na década de 1970 criou a revista humorística Fradim. Na época, mudou-se para São Paulo em um apartamento que ficou conhecido como "bunker", por abrigar outros cartunistas como Angeli, Glauco, Nilson e Laerte Coutinho. De acordo com Laerte, que relembrou seus momentos com o falecido cartunista, trabalhar com Henfil era, ao mesmo tempo, "muito legal e exasperante".

Fonte:Brasil de Fato MG

Comunicações:

Divulgado resultado do Edital de Seleção nº 001/2018. Vide em Editais

© 2014 por Associação Henfil. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now